Heróis da fé que praticaram a justiça
   28/11/2021     Adolescentes para Cristo    0 Comments
Heróis da fé que praticaram a justiça
Na galeria dos heróis da fé (Hebreus 11) encontramos pessoas que praticaram a justiça. Entregaram a sua vida a Deus e procuraram fazer a Sua vontade. Muitas vezes falharam, é certo. Nenhum ser humano consegue ser completamente justo (Romanos 3:10). Contudo, Deus honrou o coração e a entrega destas pessoas, e usou-as para fazer a diferença. E o mesmo pode acontecer conosco. Podemos e devemos ter fome e sede da justiça, orar, buscar conhecer a Palavra e permitir que o Senhor nos transforme, nos aperfeiçoe e nos use.
Lendo o livro de Jó, encontramos um exemplo de justiça. A fé deste homem mostrou-se inabalável, independente das circunstâncias e facilidades (ou dificuldades) da vida. Ele era um homem justo, não porque amava as riquezas que Deus lhe tinha dado, mas porque amava a Deus. Com ele nós podemos aprender várias importantes lições:
- Jó era justo, mesmo apesar de ter riquezas. Quando tudo estava bem com ele e com a sua família, e a sua vida era mais desafogada, Jó não se acomodava, nem desleixava a sua vida espiritual. Pelo contrário, mostrava-se um homem de oração, que praticava o bem com sinceridade, e desviava-se do mal.
- Jó permaneceu justo, mesmo no meio da adversidade. Podia não compreender o motivo de toda aquela tribulação. Ainda assim, Jó não permitiu que as circunstâncias adversas abalassem a sua fé.
- Jó permaneceu justo, apesar da pressão. E essa pressão veio de pessoas que eram próximas a Jó. Os seus amigos estavam seguros de que alguma coisa Jó tinha feito para merecer aquele castigo. A sua esposa questionava porque é que ele continuava a ter fé. Mesmo assim, Jó manteve-se firme.
- Jó permaneceu justo, mesmo quando outros foram injustos com ele. É difícil perdoar quando os outros nos ofendem. Principalmente quando somos nós que temos razão. Porém, somos chamados a perdoar os outros, assim como Deus nos perdoa a nós. E foi precisamente isso que Jó fez. Perdoou os seus amigos, e orou por eles.
Encontramos em Jó um exemplo de integridade. O exemplo de alguém que seguia e servia a Deus, não com o objetivo de receber alguma bênção, mas por amar a Deus. O exemplo de alguém que era servo de Deus, tanto no dia bom como no dia mau. O exemplo de uma fé que não se deixou abalar. Porque não estava construída sobre a areia, - sobre o dinheiro, as posses materiais ou qualquer outra coisa nesta terra, - mas estava firmada em Deus, a rocha eterna.
Desafio da semana: Todos os nomes da lista podem ser encontrados na sopa de letras menos um. O único nome que não aparece na sopa de letras é o de uma personagem mencionada na Bíblia que nunca feriu ninguém com uma arma nem nunca participou (direta ou indiretamente) numa guerra.

Partilhar este Post

Comments

post