As nossas palavras - Livres para ficar em silêncio
   06/10/2021     Testemunho Cristão    0 Comments
As nossas palavras - Livres para ficar em silêncio
Muitos conflitos poderiam ser evitados se ficássemos calados, e muitas situações tensas não se agravariam tanto se tomássemos um momento para pensar naquilo que estamos a dizer. Infelizmente, muitas vezes não é isso o que acontece. Palavras são ditas em momentos de ira, palavras que podem destruir relacionamentos, e das quais mais tarde nos arrependemos, quando já não há nada a fazer. E quando nos sentimos acusados ou ameaçados, a nossa tendência é responder com agressividade ou imediatamente tentarmos defender-nos.
Mas não foi esse o exemplo que Jesus nos deixou.
Isaías 53:7 - Ele foi oprimido, mas não abriu a boca; como um cordeiro, foi levado ao matadouro e, como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca.
Jesus pregava com autoridade. Ensinava com amor, aproximando-se daqueles que eram chamados de “publicanos e pecadores”, mas também exortava “vai e não peques mais”. Também confrontava, por vezes com palavras duras, chamando os fariseus de “raça de víboras” e de “sepulcros caiados”. No entanto, quando Jesus foi preso não abriu a boca. As acusações contra Ele eram falsas. Jesus não merecia aquela morte, morte de cruz. Mas mesmo assim não se defendeu nem tentou justificar-se.
A morte de Jesus na cruz nos libertou. Libertou-nos da escravidão do pecado. Libertou-nos da escravidão à nossa própria carne e ao nosso próprio ego. Libertou-nos da escravidão à opinião dos outros. Hoje somos livres. Livres para chegar à presença de Deus onde nós estivermos. Livres da angústia e do medo, mesmo quando as circunstâncias nos são adversas. Livres para levar o Evangelho com ousadia, capacitados pelo Espírito Santo. E livres para ficar em silêncio, mesmo quando o nosso velho homem quer responder com ira e ressentimento.
A mansidão faz parte do fruto do Espírito, e é algo que precisamos de cultivar nas nossas vidas. Não é fácil, é verdade. A nossa carne não quer. O mundo não compreende. Mansidão não é sinónimo de fraqueza. Pelo contrário, é sinónimo de ter a nossa força sob controlo.

Partilhar este Post

Comments

post