Parábola dos trabalhadores da vinha – Segue-me tu
   04/04/2021     Adolescentes para Cristo    0 Comments
Parábola dos trabalhadores da vinha – Segue-me tu
Leitura: Mateus 20:1-16
Explicação: O dono de uma vinha saiu de manhã cedo para contratar trabalhadores para a sua vinha. Combinou com eles o salário de uma moeda de prata por dia, e mandou que fossem trabalhar. Ao longo do dia o dono da vinha saiu mais vezes, e foi encontrando outros trabalhadores, com quem combinou o mesmo salário e enviou para a vinha. Quando chegou o fim do dia, os trabalhadores foram pagos, começando pelos últimos que tinham sido contratados. Ao ver que estes recebiam uma moeda de prata, aqueles que tinham começado a trabalhar logo de manhã pensaram que iam receber mais, e por isso ficaram desiludidos quando receberam o mesmo salário.
Reflexão: Na Bíblia encontramos situações muito distintas. Encontramos Estêvão, que pregava ousadamente o Evangelho, e que tinha uma vida íntegra, a ponto de os seus inimigos terem que pagar a pessoas para testemunhar contra ele. Apesar de ser um homem justo, Estêvão foi morto por causa da sua fé e do seu testemunho, e foi para o Senhor. Mas encontramos também os dois ladrões que foram crucificados ao lado de Jesus. Um deles arrependeu-se e pediu a Jesus que se lembrasse dele quando estivesse no seu reino. Jesus lhe prometeu que naquele mesmo dia aquele homem estaria no Paraíso. Estêvão serviu a Deus com a sua vida, trabalhou na Igreja, pregou o Evangelho e foi preso e morto injustamente. Aquele ladrão foi preso e morto pelos seus próprios crimes, arrependeu-se apenas nos seus últimos momentos de vida; não foi batizado nem serviu na Igreja, mas mesmo assim foi salvo, tal como Estêvão.
Depois da ressurreição, Jesus falou com Pedro e avisou-o de que um dia ele seria morto por causa do Evangelho (João 21:15-25). Pedro então perguntou a Jesus o que aconteceria a João. A resposta de Jesus foi que para Pedro isso não devia ser importante. “Segue-me tu”, disse Jesus.
A verdade é que nenhum de nós merece a salvação. É graça de Deus. Não somos salvos por viver uma vida para Deus; vivemos uma vida para Deus porque somos salvos. E somos salvos porque o Senhor nos amou e teve misericórdia de nós.
Não estamos numa competição para ver qual de nós é o mais santo. Devemos esforçar-nos por levar uma vida que agrada a Deus, sim, mas porque queremos agradar a Deus, e não porque queremos ser melhores do que os outros.
Na nossa vida vamos encontrar todo o tipo de pessoas. Vamos encontrar pessoas que não querem nada com Deus. Que se calhar até troçam da nossa fé, ou nos perseguem. Vamos encontrar pessoas que dizem que amam a Deus mas não vemos frutos na sua vida. Vamos encontrar falsos mestres. Vamos encontrar pessoas que não vemos a trabalhar na Igreja, mas que na verdade dão muito fruto, ou através da intercessão, ou através da evangelização, ou através de outro trabalho, quando nós não estamos a ver. Vamos encontrar pessoas que verdadeiramente vivem para Deus, que olhamos para elas e vemos bons frutos, sobre as quais até pensamos que nunca vamos conseguir ser como elas. Mas não importa. As palavras de Jesus continuam válidas. “Segue-me tu”. Não olhemos nem nos comparemos com os outros. Vamos viver aquilo que Deus tem para nós.
Trabalho de casa: Hoje não deixo trabalho de casa. Desejo um Domingo de Páscoa abençoado para todos.

Partilhar este Post

Comments

post