Chamados para viver em comunidade
   16/06/2022     O Amor nunca falha    0 Comments
 Chamados para viver em comunidade
Se temos por hábito assistir aos cultos na nossa igreja local, então é provável que já tenhamos assistido ou mesmo participado nalgum conflito, ou presenciado algum mau testemunho, algo que nos tenha deixado escandalizados. Uma realidade que nunca podemos esquecer é que a Igreja é formada por pessoas. E sendo nós humanos, ainda estamos sujeitos a momentos de fraqueza e a falhar, apesar de já termos entregado as nossas vidas a Jesus. Como tal, é inevitável que existam escândalos. Mesmo dentro da Igreja.
Assim, mesmo dentro da Igreja precisamos de ser prudentes. Em primeiro lugar, os cultos não podem ser o nosso único tempo com Deus. É bom louvar ao Senhor em comunidade, mas também precisamos de ter comunhão com Deus a sós, no nosso lugar secreto, através da oração e do estudo da Palavra, todos os dias. Por outro lado, não podemos nunca esquecer que seguimos a Deus, e não a homens. Servimos a Deus, e não aos homens. E, em particular, a nossa confiança está firme em Deus, mais do que em qualquer homem, tenha ele a influência ou os conhecimentos que tiver. Mesmo quando ouvimos a pregação da Palavra, devemos seguir o exemplo da igreja de Bereia, examinando as Escrituras para confirmar aquilo que ouvimos (Atos 17:10-11).
Génesis 2:18 - E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele.
No entanto, o facto de a Igreja ser composta por pessoas que falham não significa que possamos abrir mão de viver em comunidade com os nossos irmãos na fé. Tal como não era bom que Adão estivesse só, também não é bom que estejamos sós. Porque quando estamos sós, estamos incompletos, e apenas podemos contar com as nossas próprias forças. Juntos tornamo-nos mais fortes, na nossa diversidade de conhecimentos, de dons e de talentos. De facto, fomos feitos para viver em comunidade, e assim ajudarmo-nos uns aos outros, encorajarmo-nos uns aos outros e aprendermos uns com os outros.
1 Pedro 5:8 - Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
Uma gazela solitária é uma presa mais fácil para os seus predadores. Da mesma forma, um cristão solitário é um alvo mais fácil para o inimigo das nossas almas. Não queiramos empreender a nossa caminhada cristã sozinhos. Não podemos carregar os nossos fardos sozinhos, enfrentar a tentação sozinhos ou lidar com as dificuldades da nossa vida sozinhos. Como cristãos, fomos chamados para viver em comunidade com o resto do corpo de Cristo, e juntos somos mais fortes.

Partilhar este Post

Comments

post