Amigos - Presentes de Deus
   13/01/2022     O Amor nunca falha    0 Comments
Amigos - Presentes de Deus
Provérbios 18:24 - O homem que tem muitos amigos pode congratular-se, mas há amigo mais chegado do que um irmão.
Os capítulos 18-20 de 1 Samuel mostram-nos o quão profunda e genuína era a amizade entre Davi e Jónatas. Até podemos ter um extenso grupo de amigos, mas uma amizade como esta é difícil de encontrar neste mundo.
Por um lado, vemos que nesta amizade havia cuidado genuíno, respeito e honra. Não vemos negligência ou indiferença, mas sim preocupação com os interesses e bem-estar um do outro. Jónatas não se tornou amigo de Davi apenas para dizer que era amigo do novo herói de Israel. Também não fez esta aliança no intuito de receber alguma coisa em troca. Pelo contrário, estava disposto a dar e a agir em favor do seu amigo.
Por outro, vemos que esta amizade sobreviveu à prova das circunstâncias. Porque é fácil termos amigos nos dias bons da nossa vida. Mas as verdadeiras amizades revelam-se nos dias maus. Revelam-se quando os nossos amigos não têm nada a ganhar com a nossa amizade. E revelam-se ainda mais quando os nossos amigos até têm a perder por manter a amizade. Porque era este o caso de Jónatas. Ele era filho do rei Saul; em circunstâncias normais seria herdeiro do trono. Mas Davi tinha sido ungido pelo profeta Samuel, para ser rei de Israel, e tinha boa parte do povo do lado dele. Por causa disso, Saul via Davi como uma ameaça, e tentava matá-lo. Mas apesar de tudo Jónatas ajudou-o a escapar. Podia realmente ter muito a perder com aquela amizade. Mas manteve-a.
Será que temos na nossa vida algum amigo que podemos dizer que é mais chegado do que um irmão. Se sim, devemos dar graças ao Senhor pela sua vida, pois amigos verdadeiros são presentes de Deus. E que possamos também nós ser esses amigos verdadeiros, bênçãos de Deus na vida dos outros.

Partilhar este Post

Comments

post