Heróis da fé que sofreram perseguições
   09/01/2022    0 Comments
Heróis da fé que sofreram perseguições
Lucas 14:28-30 - Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, dizendo: Este homem começou a edificar e não pode acabar.
Somos salvos pela graça; pela fé e não por obras. Mas quando aceitamos Jesus como nosso Senhor e Salvador, esse é apenas o princípio de uma caminhada que dura toda a nossa vida aqui na terra. Uma caminhada com um elevado preço, em termos de dificuldades e tribulações, perseguições e renúncia.
De facto, não é por nos tornarmos cristãos que imediatamente acabam as nossas preocupações. Pelo contrário, continuamos a ter aflições e problemas. Podemos ter que enfrentar doenças. Em particular, podemos enfrentar perseguição, por causa da nossa fé. Talvez pessoas que conhecemos deixem de nos falar, ou de querer estar conosco, pelo simples facto de sermos cristãos. Talvez enfrentemos troça e desprezo por causa da nossa fé. Talvez sejamos injuriados e maltratados. E se estas coisas vierem à nossa vida, isto não significa que fizemos algo de errado, ou que temos pouca fé. Talvez os problemas que enfrentamos sejam consequência das nossas próprias ações, mas também podem não ser. O Senhor não age sempre da mesma maneira. E Ele é soberano.
Em nenhuma parte da Bíblia está escrito que tudo será fácil. Também os homens de Deus, cujo testemunho encontramos na Palavra, atravessaram problemas. Como Jó que perdeu tudo quanto tinha. Ou Davi, que foi perseguido por Saul, e mais tarde pelo seu próprio filho, Absalão. É certo que lemos o relato do livramento de Daniel na cova dos leões, dos três jovens na fornalha ardente, ou da vitória de Davi contra Golias. Mas também lemos sobre a execução de homens de Deus que foram fiéis, como João Batista e Estêvão. Porque nem todos os heróis da fé são heróis da fé por terem presenciado algum milagre da parte de Deus. Muitos são heróis da fé por serem, eles próprios, um milagre, sendo sal da terra e luz do mundo mesmo numa sociedade que não queria nada com Deus, e amando mais ao Senhor do que às suas possessões na terra, ou mesmo à sua própria vida.
Queremos seguir a Cristo? Tenhamos em mente que a caminhada que estamos a começar não é nada fácil. O caminho que estamos a escolher é estreito. Exige um elevado preço aqui na terra. Contudo vale a pena. Porque o prémio que buscamos é a vida eterna com o Senhor, algo muito maior do que qualquer coisa que possamos ter ou desejar aqui na terra.
Desafio da semana: Nas palavras cruzadas de hoje, cada pista é uma frase ou versículo bíblico, que estaria correto se não houvesse uma palavra errada (e cada palavra errada apenas está errada por causa de uma letra). A resposta a cada pista é a palavra certa que devia estar no lugar da que está errada. Por exemplo, se tivéssemos a pista “Ora, há diversidade de bons, mas o Espírito é o mesmo”, a palavra errada seria “bons”, e a resposta à pista seria “dons”. Depois de resolver todas as pistas, as respostas devem ser colocadas na grelha. As pistas estão por ordem alfabética das respostas.

Partilhar este Post

Comments

post